Consulta a especialistas para elaboração de listas de espécies exóticas invasoras é lançada pelo Projeto Pró-Espécies

Publicado em 12 de abril de 2021
Consulta a especialistas para elaboração de listas de espécies exóticas invasoras é lançada pelo Projeto Pró-Espécies

Por Rodrigo Braga (MMA) e Tatiani Chapla (MMA)

A Estratégia Nacional para Espécies Exóticas Invasoras, por meio do apoio do Projeto Pró-Espécies, realiza de 06 a 30 de abril a primeira consulta a especialistas, com objetivo de atualizar a lista de espécies exóticas invasoras presentes no Brasil e produzir uma segunda lista de espécies exóticas que não possuem populações estabelecidas no Brasil e são prioritárias para prevenção, detecção precoce e resposta rápida.

“Foi elaborada uma relação de espécies candidatas para compor cada uma das listas e contamos com a participação dos especialistas, para decidir, de forma qualificada, sobre a inclusão ou retirada destas espécies da listagem”, explica o Coordenador do Departamento de Espécies do Ministério do Meio Ambiente, Flávio Duque. As listas têm por objetivo subsidiar o planejamento e execução de ações de manejo e gestão de espécies exóticas invasoras no país.

As duas propostas foram elaboradas por meio de consultoria especializada, desenvolvida pela Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), e coordenada pelo Prof. Dr. Rafael Zenni. As instruções para preenchimento do formulário eletrônico e os critérios utilizados na pesquisa foram apresentadas pela equipe da consultoria, durante reunião virtual de apresentação, realizada no dia 09 de abril de 2021 (clique e acesse o encontro).

A participação de todos é fundamental para a geração das listas que conterão as espécies exóticas com potencial de causar impactos negativos na biodiversidade brasileira.

Acesse abaixo os formulários e colabore para a definição das listas:

Consulta sobre a elaboração da lista de espécies exóticas invasoras presentes no Brasil. 

Consulta sobre a elaboração de lista de espécies candidatas a lista de espécies prioritárias para prevenção, detecção precoce e resposta rápida do Brasil. 

Pin It on Pinterest